Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

1º dia de finais - FINKEL

FINAL 200 PEITO FEMININO
1º MICHELE SAMBUGARI SCHMIDT  CORINTHIANS 02"37'34
2º RENATA PAULA SANDER               FIAT/MINAS 02"39'24
3º JULIANA MARANGONI MARIN      FIAT/MINAS 02"39'55
*Carol Mussi, ficou de fora da final, curtindo uma ressaca pos-mundial
FINAL 200 PEITO MASCULINO
1º HENRIQUE MARQUES BARBOSA      CRF/RJ 02"15'12
2º THIAGO M PARRAVICINI                   CRF/RJ 02"15'38
3º FELIPE FERREIRA LIMA                      FIAT/MINAS 02"16'29
*Henrique após o caso de doping, ganhou mais um titulo nacional, porem longe da sua melhor marca tendo um final sofrível resistindo ao ataque de Parravicini.
SEMI-FINAL 50 LIVRE FEMININO
RAIA 1 MICHELLE LENHARDT                ECP/SABESP 00"26'10
RAIA 2 CAROLINA BERGAMASCHI         ECP/SABESP 00"25'93
RAIA 3 ALESSANDRA MARCHIORO        CURITIBANO 00"25'71
RAIA 4 INGE DEKKER                              FIAT/MINAS 00"25'42
RAIA 5 FLAVIA DELAROLI-CAZZIOLATO ECP/SABESP 00"25'44
RAIA 6 DAYNARA FERREIRA PAULA       FIAT/MINAS 00"25'91
RAIA 7 FLAVIA B F DE LACERDA             ECP/SABESP 00"25'95
RAIA 8 ROBERTA KAMILA ALBINO         PRAIA CLUBE 00"26'14
* Minas apostou em um reforço internacional e deve levar a prova amanha.
SEMI-FINAL 50 MASCULINO
RAIA1 ITALO MANZINE DUARTE            MACKENZIE 00"23'09
RAIA2 WALTER PEREIRA LESSA              UNISANTA 00"22'97
RAIA3 NICOLAS CESAR OLIVEIRA           FIAT/MINAS 00"22'85
RAIA4 NICHOLAS A D DOS SANTOS       CRF/RJ 00"22'62
RAIA5 CESAR AUGUSTO CIELO FILHO    CRF/RJ 00"22'73
RAIA6 BRUNO FRATUS                            ECP/SABESP 00"22'89
RAIA7 RICARDO OLIVEIRA MACHADO    FIAT/MINAS 00"23'07
RAIA8 ANDRE DAUDT                              ECP/SABESP 00"23'16
*Ítalo nadou melhor na eliminatória, Cesao nadou de sunga e se queixou de cansaço pela preparação para o PAN, Nicholas tem a chance de ganhar a prova pois aparentou está menos pesado.

FINAL 200 COSTAS FEMININO

1º FABIOLA PULGA MOLINA CORREIOS                FIAT/MINAS 02"14'08
2º FERNANDA NUNES ALVARENGA         FIAT/MINAS 02"15'48
3º REBECA BIANCA BRETANHA                 CORINTHIANS/S.BERNAR 02"19'05

* Experiente Fabiola levou a prova após um período sem nadar esta prova em campeonatos absolutos; O Blog parabeniza as 3 atletas e em especial a amiga Rebeca Bretanha pelo pódio.
FINAL 200 COSTAS MASCULINO
1º THIAGO M V PEREIRA                CORINTHIANS/S.BERNAR 02"00'15
2º FERNANDO ERNESTO                CORINTHIANS/S.BERNAR 02"01'24
3º LEONARDO ALVES SANTOS FIM   FIAT/MINAS 02"02'25

*Thiago mostra-se com intenção de bater o recorde de medalhas no PAN e a cada competição acrescenta provas no seu programa. Será que vem 9 medalhas no PAN?; Ernerto mostra boa forma e Fim vem ao pódio de uma prova que não nadava ate pouco tempo.
FINAL 800 LIVRE FEMININO
1º CECILIA BIAGIOLI CORINTHIANS/SB/SP              08"47'14
2º JOANNA MARANHAO CRF/RJ                                 08"49'51
3º POLIANA OKIMOTO CORINTHIANS/S.BERNAR 08"50'11
*Mais uma vitoria estrangeira na competição; Joana mudou de clube e subiu ao pódio na sua primeira prova; Okimoto deixa a campeã mundial dos 25km em quarto. 800 para Ana Marcela é prova de velocidade!
FINAL 1500 LIVRE MASCULINO
1º JUAN PEREYRA                     FIAT/MINAS              15"25'45
2º LUCAS CRUZ KANIESKI      FIAT/MINAS               15"36'68
3º CAIO ROMAO SEREBRANIK PAINEIRAS          15"56'96
*O argentino Juan venceu e mostrou sua boa forma depois de um excelente mundial; ausência sentida do recordista brasileiro Luis Arapiraca que ficou de fora do Finkel por conta de uma lesão no ombro.
Minas termina a primeira etapa em primeiro e caminha para quebrar a hegemonia do PINHEIROS; Corinthians termina em segundo; Flamengo em terceiro; Unisanta em quarto; Pinheiros em Quinto.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trofeu Jose Finkel

Esta ocorrendo na cidade de Belo Horizonte/MG o Troféu Jose Finkel de Natação. Trata-se de um campeonato brasileiro de natação, onde muitos atletas estão de “ressaca” pelo Mundial de Natação, Jogos Mundiais Militares e Jogos Mundiais Universitários.
Amanha pela manha vai rolar as semi-finais dos 50 livre, finais dos 200 costas, 200 peito, 800 livre feminino e 1500 masculino.
Indaiatuba é representada pela atleta Carolina Moncorvo e pelo técnico Guilherme Moraes. Carol ficou nas eliminatórias dos 50 livre com o tempo de 27”44 e não nadará as semi-finais. A atleta ainda nada as provas de 100 livre e 200 livre.
A competicao pode ser acompanhada pela SporTV amanha pela manha ou pelo site WWW.CBDA.ORG.BR

domingo, 28 de agosto de 2011

Travessia de 170km!

O Blog tem como principal moderador Antonio Luiz Duarte Candido. Natural de Maceió, radicado em Indaiatuba desde 2006. Ainda enquanto atleta do Clube Fênix Alagoano/Iate Clube Pajucara, conheci um atleta experiente chamado Edmundo Foschini.
* Amigo Edmundo

Edmundo é daqueles atletas que já vivenciou tudo na vida, passando pelas mais duras travessias que um ser humano pode fazer. Capri/Napoles, canal da mancha e 14 bis são as principais provas que o “MALUCO” nadador faz com frequência.
Este atleta era sempre o primeiro a chegar no clube, ate mesmo antes que o Jr, técnico da equipe, iniciando um pequeno aquecimento de 1h. Me recordo que nos períodos diurnos de treino antes do colégio e depois faculdade, das 5:30 as 7:00, chegava e Edmundo já estava na piscina, terminava meu treino e ele ainda ficava treinando com a fundista Maria Noemia, que na ocasião treinava para a travessia Mar Grande de Salvador.
Atualmente o atleta treina com experiente Semeão Rufino na academia Formafit em Maceio ou na praia de Ipioca, proximo a sua residencia. Edmundo como objetivo uma audaciosa travessia de 170km de extensão. Isso mesmo, vc não leu errado, serão 170km nadados por cada atleta! Edmundo e Percival, outro experiente atleta de maratona, e mais 3 atletas largarão da cidade de Piranhas no dia 4 de outubro próximo. É o dia de São Francisco, padroeiro do rio e de várias cidades na região, tendo como ponto de chegada a cidade de Pão de açúcar, numa distancia de 45km desde a saída.
 No segundo dia serão 57 Km até a cidade de Traipu, num
* Mapa da travessia
objetivo de aproximadamente 11 horas de prova;  No terceiro dia, o trajeto até a cidade de Porto Real do Colégio tem aproximadamente 33 Km de extensão; No quarto e último dia nadamos mais 35 Km até a cidade de Penedo no mesmo tempo estimado para a etapa anterior.
Ao todo serão aproximadamente 34horas que os atletas nadarão!
* um dos lugares que os atletas vao passar, Traipu.

AMIGO EDMUNDO, Percival, Anderson e companheiros de jornada, desejo a vcs sorte e de longe estarei acompanhando e torcendo para que tudo corra da melhor forma e que vcs tenham sucesso nesse paraíso.
Abraço
Antonio Luiz Duarte Candido

SOMOS IGUAIS!

Está acontecendo em Daegu, Coréia do Sul, o mundial de atletismo. Este poste não esta relacionado com nosso esporte, porem serve como lição de vida para todos, independentemente de deficiência ou não.
Nos da Apin, repudiamos de qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Sempre incluímos nossos atletas em competições ditas para atletas “convencionais”, buscando assim fazer avaliações dos nossos atletas em determinados estágios do nosso programa de treino. Alem disso, temos a possibilidade de fazer nossos atletas vivenciar provas que não são habituais do nosso ambiente paraolímpico, como por exemplo, as provas de 50 e 200 estilo que só encontramos nos Opens Internacionais, principalmente em solo europeu.
Independentemente da competição, o atleta deve buscar a melhora dos seus tempos, técnica de nado e tática de prova. Mantendo assim uma motivação para a sua participação em qualquer tipo de competição/avaliação. Será que Andre Meneghetti não se motivou ao vencer a prova dos 200 borboleta na etapa de Limeira, numa competição para pessoas “normais”? Será que Raquel Viel não se motiva ao ver que se encontra no TOP FIVE do circuito UNAMI para atletas “normais”?
Na verdade não existe “normal/convencional” e “deficiente”. O que existe são atletas que buscam seu recorde pessoal e a satisfação por conquistar vitorias e glorias. Isso é o que o sul-africano Oscar Pistorius fez hoje. O  primeiro atleta amputado (perdeu as duas pernas) a participar num mundial de atletismo, qualificou-se este Domingo para as semi-finais dos 400 metros (segunda-feira, 12.00), tendo terminado a prova em terceiro lugar.

Pistorius, que corre com auxílio de duas próteses em fibra de carbono, completou a prova em 45,39 segundos no campeonato que decorre em Daegu, na Coreia do Sul.
Pistorius fez 45,07 segundos nos 400 metros (recorde pessoal) em Julho, em Itália, marca que lhe abriu as portas para o mundial e que cumpre os mínimos "A" para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
O atleta sul-africano precisou de uma liberacao do Tribunal Arbitral do Desporto para competir fora do âmbito paralímpico (onde conquistou várias medalhas de ouro), depois da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) ter colocado reservas à sua presença em provas de atletismo, designadamente em mundiais e jogos olímpicos.
Todos somos “normais/convencionais” e “deficientes”. Não podemos limitarmos em pensamentos pequenos, não podemos analisar apenas uma limitação psico-motora ou visual. Pensem nisso!

sábado, 27 de agosto de 2011

ESCOLAR PARAOLIMPICO

Domingo dia 28/08 inicia a maior competição paraolímpica escolar do mundo. A competição será realizada na piscina do COTP em São Paulo.
Os atletas indaiatubanos participaram pela primeira vez da seletiva para a competição, porem nenhum atleta local foi classificado. Quem sabe em 2012 poremos colocar nosso futuro paraolímpico na maior competição escolar do mundo?
Seguem os treinos, seguem os desafios...

* Brenda em ação

Os destaques apontados pelo Blog sao: a paulistana Brenda Pepe e os Bragantinos Andrey Garbe e Jean Gomes.
Sorte à seleção Paulista!

Sucesso de uma grande Equipe

A uma semana do brasileiro, solicito licença para citar os tópicos listados pelo Coach Wlad do Clube Paineiras para uma Equipe Campeã. Indaiatuba se encontra em 3º no Ranking nacional e alem dos objetivos individuais, podemos buscar objetivos coletivos
1.       Nós somos bem equilibrados, versáteis, e simples.
2.      Todos somos guerreiros em nosso time.
3.       Nós temos orgulho de nosso programa, mas deixamos que nossos feitos falem por nós.
4.       Nós somos confiantes de nossa maturidade.
5.       Somos leais, honestos e respeitamos a todos em nosso time e nos times adversários.
6.       Cada um ajuda ao outro para desenvolver o espírito da equipe. Somos super suportativos uns aos outros sempre com críticas construtivas e apoio.
7.      Nós pensamos positivos e temos controle total sobre nossos pensamentos.
8.      Nós estamos na melhor fase de nossa vida.
9.      Nós sempre valorizamos o esforço de um membro da equipe pelos seus feitos.
10.   Temos orgulho de nossa performance e uma expectativa positiva para o futuro.
11.     Estamos sempre em busca de novos desafios.
12.    Temos controle em comemorar as grandes vitórias e aceitar os pequenos fracassos sem qualquer problema.
13.   Somos fortes, efetivos e eficientes em qualquer situação de stress.
14.   Estamos sempre positivos.
15.   Sempre fazemos um "segundo esforço" quando o primeiro não é suficiente.
16.   Somos unidos em torno de um objetivo só: nossa equipe.
17.    Vencer é resultado de um esforço coletivo que pode acabar em uma única vitória, mas que será dividida entre todos nós.
Ainda citando o Coach Wlad, não poderíamos deixar de citar o MILAGRE.
“... nadadores, executem seu MILAGRE diariamente na piscina, pois a cada treino perdido, desperdiçado, a cada treino feito apenas a 50%, a cada virada que não realiza ondulações. A cada saída que não põem força na impulsão. A cada braçada mal finalizada.... no final do ano, somente por MILAGRE seu resultado virá.”

Andre Meneghetti
Raquel Viel
Helder Von Ah
Ailton Nobrega
Evaldo Santana
Caroline Werneck
Ronaldo Santos

BOA COMPETICAO APIN!

Gold Swim e Treino de domingo

Neste sábado o atleta da APIN, Pedro Oliveira S9, esteve nadando o troféu Gold Swim.
Abaixo os tempos do atleta com um comparativo dos seus melhores tempos:

Provas
Gold Swim
Melhor Marca
50 livre
35.50
35.93
50 costas
47.89
48.95
50 peito
52.60
53.20
50 borboleta
43.40
42.82

O atleta tem potencial, iniciou os treinos no meio de 2010, porem sofre com oscilações nos treinamentos. Sua categoria é bastante disputada e quem sabe uma hora o atleta desperta e cria uma disciplina para os treinos e estudo.
Vamo Pedrão!
DOMINGO DE AJUSTES
Enquanto você que ler o blog estará descansando no domingo, os atletas que nadarão o brasileiro paraolímpico em São Paulo na semana que vem estarão fazendo os últimos ajustes para a competição. Esta é uma fase que o contato com a água é extremamente necessário.
O calendário do CPB não favoreceu aos resultados, porem nossos atletas terão que superar as dificuldades e buscar nadar próximos dos melhores tempos, uma vez que tivemos um pico de resultado a um mês atrás e estamos passando por um momento de preparação para o PAN em novembro para alguns atletas, e para o Brasileiro em Fortaleza na primeira semana de dezembro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NADO DE PEITO

Para os atletas que participarão da próxima etapa do circuito Unami de natação master, vai uma dica para o nado da discórdia: O NADO DE PEITO!
  1. Necessita-se de uma coordenação maior em relação aos outros estilos, uma vez que a propulsão é maior nas pernas que nos braços. Existe uma necessidade na coordenação entre braço e perna, realizando-os separadamente e com o mínimo de resistência;
  2. Procure abrir a ponta dos pés para a lateral sem deixar que os joelhos abram mais que o necessário;
  3. A recuperação do braço deve ser realizada com os cotovelos próximos, e ao alongar seus braços a frente deve-se buscar a projeção do corpo para frente, não realizando o movimento para baixo;
  4. No momento da realização da braçada deve-se trazer o braço ate a linha do ombro, os movimentos da mão e do antebraço deve ser único, como se fosse uma "peça" só;
  5. A filipina deve ser realizada de maneira relaxada e aproveitando o deslize. Força no momento em que os braços estão na linha do ombro, simultaneamente com o movimento de ondulação. A recuperação dos braços devem ser o mais próximo do corpo para que haja a diminuição da resistência;
  6. Deve-se tentar nadar com um número entre 4-7 braçadas por 25mts.

* 1º vídeo - Eduardo Fischer - atleta brasileiro que entre 2000 e 2006 foi o melhor peitista brasileiro
* 2º vídeo - Kosuke Kitajima - atleta campeão olímpico e mundial, na analise do BLOG, o atleta mais técnico do mundo e que revolucionou o nado mundialmente junto com sistema de treinamento.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

APIN no Gold Swim

No próximo sábado, na piscina do Centro Esportivo do Trabalhador, será realizado o Troféu Gold Swim de Natação. Competição tradicional da cidade de Indaiatuba, gerida pelo grande nadador Gustavo Girotto.
O objetivo da competição é descobrir talentos da cidade e região.
A APIN será representada pelo atleta Pedro Oliveira que disputara as provas de 50 livre, 50 costas, 50 peito e 50 borboleta, categoria Infantil II.
Enquanto isso na piscina da Academia Taquaral os atletas Andre Meneghetti, Helder Von Ah, Caroline Werneck, Evaldo Santana, Bruno Rodrigues, Ailton Nóbrega, Helder Von Ah e Raquel Viel, estarão treinando buscando o aprimoramento técnico para o Campeonato Brasileiro na semana seguinte em São Paulo.
Acompanhem as noticias da equipe pelo nosso Blog!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONQUISTAS APIN!

A Equipe APIN/Secretaria Municipal de Esportes teve uma semana cheia de boas noticias. Primeiro a equipe esteve na cidade de campinas participando da Copa Cia de natação master. Evaldo Santana, ouro nos 200 peito, e Caroline Werneck, prata nos 200 peito, foram os destaques da Equipe APIN. Os resultados foram os seguintes:
Helder Von Ah – 50 livre 33.70, 200 peito 3.27.16, 50 costas 44.51
Andre Meneghetti – 50 costas 44.40, 32.77 e 200 medley 3.18.90
Raquel Viel – 200 peito 3.15.77, 50 peito 42.41, 100 livre 1.14.18
Evaldo Santana – 200 peito 4.57.07 e 50 costas 55.58
Caroline Werneck – 200 peito 5.56.25 e 50 costas 1.09.10
Na segunda feira saiu o Ranking de clubes do ano de 2011 e a equipe de Indaiatuba saiu da 5º colocação, para a 3ª colocação. Ou seja, no quadro geral de medalhas, Indaiatuba se encontra hoje como a terceira potencia brasileira na natação paraolímpica.
Hoje,quarta-feira dia 17, saiu a convocação  para o OPEN INTERNACIONAL realizado no Rio de Janeiro. Raquel Viel e Ronaldo Santos foram convocados integrar a seleção brasileira para defender a competição. Alem dos atletas, Helder Von Ah e Andre Meneghetti representarão a cidade de Indaiatuba na competição.
 *Ronaldo e Raquel na disputa do Brasileiro no Corinthians mês passado.

A equipe se prepara para o brasileiro que será em setembro e com estas excelentes noticias, irá ainda mais forte para a competição e com grande esperança de conseguir colocar atletas na seleção para defender o panamericano de Guadalajara em novembro.
A equipe agradece aos patrocinadores: Prefeitura Municipal de Indaiatuba/Secretaria Municipal de Esporte, Vmarc, Taquaral Sport Center, Clean Eco Lavanderia. Assim como o apoio da Yage Cosméticos, Rincão Gaucho, Mundo Verde e Disk Alemão pela confiança e pelo apoio.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RANKING INICIANTES


Após a etapa da CIA o ranking por classe ficou assim:
Iniciante Masculino
25+
Roberto Da Dalto - 5º -  30 pontos
Andre Vieira - 7º 23 pontos
Luis Steffanutti – 10º 19 pontos
Casimiro Ferreiro – 20º 10 pontos
Felipe Furlan – 34º 2 pontos
30+
Fabio Gomes – 6º 23 pontos
Alessandro Botan – 12º 16 pontos
Alex Mattiuzzo - 29º 3 pontos
Marcelo Azevedo – 33º 2 pontos
35+
Rodrigo De Souza – 7º 34 pontos
Carlos Casado – 10º 24 pontos
Virgilio Fiorese – 14º 6 pontos
40+
Sergio Campitelli – 2º 79 pontos
Fabio Barbosa – 11º 13 pontos
Marco Ferracini – 27º 1 ponto
45+
Nilton Campacci – 3º 63 pontos
50+
Henry Fleming – 1º 101 pontos
Iniciante Feminino
20+
Arlete Candido - 3º 20 pontos
25+
Viviane Nagata – 8º 16 pontos
Juliana Bueno – 14º 10 pontos
30+
Renata Fiorese 2º - 62 pontos
35+
Aline Horie 2º - 71 pontos
Adriana Ferracini 9º - 20 pontos
40+
Andrea Santos 2º - 65 pontos
65+
Maria Nocera 6º - 16 pontos

 

MASTER CIA

No último final de semana a equipe APIN/TAQUARAL esteve na cidade de Campinas participando do MASTER da CIA no shopping Galeria. Foram conquistados 12 ouros, 8 pratas e 4 bronzes. Estão listados os medalhistas abaixo:
Aline Horie 25 borboleta PRATA 21.94
Aline Horie 25 livre BRONZE 18.47
Andrea Santos 25 borboleta PRATA 25.44
Arlete Candido 25 borboleta OURO 19.66
Arlete Candido 25 livre OURO 18.93
Carlos Casado 25 borboleta BRONZE 18.41
Caroline Werneck 200 peito PRATA 5.56.25
Evaldo Santana 200 peito OURO 4.57.07
Fabio 50 borboleta PRATA 28.40
Fabio Sturion 50 livre PRATA 26.54
Fabio Sturion 50 peito PRATA 33.14
Henry Fleming 25 borboleta OURO 19.34
Henry Fleming 25 livre BRONZE 16.13
Luiz Duarte 100 livre PRATA 54.92
Luiz Duarte 50 borboleta OURO 26.86
Luiz Duarte 50 peito OURO 29.83
Maiara Precoma 50 costas 35.92
Sergio Campitelli 25 borboleta BRONZE 17.25
Tereza 200 peito OURO 3.23.52
Tereza 50 livre OURO 33.19
Tereza 50 peito OURO 42.49
REV 4x25 100+ masculino OURO (Sandro Bottan, Fabio Gomes, Andre Vieira e Roberto Da Dalto)
REV 4x25 160+ Masculino OURO (Luis Steffanutti, Henry Fleming, Sergio Campitelli e Nilton Campacci)
REV 4x25 80+ Feminino OURO (Juliana Bueno, Arlete Candido, Andrea Santos e Aline Horie)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Circuito

Um vídeo para quem reclama dos circuitos do Coach Maceió ou da Coach Maiara

* Ryan Locthe, melhor nadador do mundo na atualidade. 

PARAPAN PACIFIC DE NATACAO - Quadro de Medalhas

Encerada a segunda etapa, o Brasil encontra-se na segunda colocação no quadro geral de medalhas atrás da Austrália.

Quadro de medalhas


País

Ouro

Prata

Bronze

Total


Austrália

16

9

7

32
Brasil
11
4
7
22
EUA
10
15
7
32
México
10
5
7
22
África do Sul
5
3
1
9